quinta-feira, 29 de agosto de 2024

Ubaitaba: Saiba quem era o diretor de escola que era procurado por homicídio e estelionato

O diretor de uma escola pública, preso na terça-feira (27) por homicídio e estelionato, construiu família e carreira em cima de mentiras. De acordo com a Polícia Civil da Bahia, nem a esposa do homem sabia que ele havia forjado uma identidade.

Ex-policial militar, Élio Camilo morava há pelo menos 13 anos em Ubaitaba, no sul da Bahia, e se apresentava como Geraldo Dantas Silva. Com essa nova identidade, ele prestou concursos públicos, se casou e registrou os dois filhos.O homem de 56 anos foi autuado também em flagrante pelo uso de documentos falsos. Ainda na terça, ele foi transferido para o Conjunto Penal de Itabuna.

Veja abaixo o que se sabe sobre os crimes:

Carreira

Élio foi aprovado em pelo menos dois concursos para professor — nas cidades de Maraú e Ubaitaba. A direção do Núcleo Regional de Educação informou que ele era concursado do estado há 13 anos, tendo passado pouco mais de dois anos gerindo o Colégio Estadual Octacílio Manoel Gomes.A descoberta sobre a verdadeira identidade e a ficha criminal dele gerou comoção na comunidade escolar. As aulas chegaram a ser suspensas, mas já foram retomadas nesta quarta (28).

Em entrevista à TV Santa Cruz, afiliada da TV Bahia na região, alunos destacaram o choque com a notícia. “Foi algo que pegou a gente muito de surpresa, porque ninguém imagina uma situação dessa”, disse o estudante Reinaldo Nogueira.Maria Clara Damasceno descreveu como “revoltante” a falsa identidade do diretor, que costumava se manter próximo dos jovens. “Ele dialogava com a gente nos intervalos, sempre foi muito próximo da gente e foi um choque muito grande tanto pra mim quanto pra diretoria, para os professores”.

Em nota, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) disse que exonerou o servidor do cargo imediatamente. A decisão foi publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (28).O g1 questionou à pasta quais cargos Élio Camilo ocupou ao longo de sua trajetória como servidor público, mas a SEC disse apenas que abriu um processo para apuração. A gestão do Instituto de Educação de Tempo Integral ficará a cargo do vice-diretor temporariamente.

Passado de crimes

Élio era foragido da Justiça mineira há 15 anos, condenado por dois homicídios ocorridos cerca de 30 anos atrás. A Polícia Civil mineira afirma que ele fugiu em 2009, quando deixou o presídio em uma “saidinha temporária”.Em meio à fuga, o homem morou em Vilhena, cidade de Rondônia. Por lá, foi acusado também de estelionato, acumulando outro mandado de prisão.

Ao ser capturado no sul da Bahia, ele não ofereceu resistência e disse ter consciência de que um dia poderia ser encontrado. Na ocasião, Élio foi preso também em flagrante por uso de documentos falsos.A prisão contou com apoio do Setor de Inteligência da Coordenadoria de Operações Estratégicas (COE) da Polícia Civil de Minas Gerais. Policiais da 7ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Ilhéus) também participaram da operação.*Com as informações dio G1 no (Grita Ubatã.com.br)

TRISTEZA EM UBATÃ: Radialista e Pastor Jota Carlos falece em Salvador após batalha contra problemas de saúde

Foto: Rede Sociais

O amanhecer desta quinta-feira, 29, trouxe uma notícia triste para a comunidade de Ubatã e para os ouvintes do programa Canta Viola, transmitido pela Ubatã FM. O radialista e pastor Jota Carlos, uma figura querida e respeitada, faleceu em Salvador, onde estava internado em um hospital de referência devido a complicações de saúde. A confirmação do falecimento veio na madrugada, através de um comunicado da família, que ainda não divulgou detalhes sobre o velório e o sepultamento.

Jota Carlos era mais do que uma voz conhecida nas manhãs de muitos ouvintes; ele era uma presença reconfortante e uma figura de fé, tanto no rádio quanto em sua atuação como pastor. Além de seu trabalho na Ubatã FM, onde comandava o popular programa Canta Viola, Jota também era o fundador de uma Rádio Web Gospel, expandindo seu ministério e sua missão de levar a palavra de Deus a um público ainda maior.

A batalha de Jota Carlos contra os problemas de saúde já durava algum tempo. Afastado de suas atividades profissionais, ele se concentrava em seu tratamento, cercado pelo apoio de sua família e amigos mais próximos. O tratamento, realizado em Salvador, visava dar a ele uma chance de recuperação, mas, infelizmente, ele não resistiu.

A notícia de seu falecimento causou comoção entre os colegas de profissão e os ouvintes, que sempre o tiveram em alta consideração. Mensagens de luto e homenagens começaram a surgir nas redes sociais, refletindo o impacto que Jota Carlos teve na vida de tantas pessoas, seja através de sua voz no rádio ou de suas palavras no púlpito  A comunidade aguarda informações sobre o velório e o sepultamento, que serão anunciadas pela família nas próximas horas.*Com as informações do repórter Garcia Jr no (Grita Ubatã.com.br)

terça-feira, 27 de agosto de 2024

Operação conjunta prende diretor do Colégio Octacílio em Ubaitaba; homem era fugitivo da justiça

Foto: Internet 

Na manhã desta terça-feira (27), a cidade de Ubaitaba, na Bahia, foi o cenário de uma operação conjunta de grande magnitude. A ação foi resultado de uma força-tarefa que envolveu o Serviço de Investigação da Coordenação de Operações Especiais (SI/COE) e o Laboratório de Inteligência Cibernética (CIBERLAB) da Polícia Civil de Minas Gerais, a Diretoria de Inteligência do Departamento de Polícia Federal, e a Polícia Civil da Bahia. Durante a operação, foram cumpridos três mandados de busca e dois mandados de prisão, resultando na captura de Hélio Camilo, um foragido que estava vivendo na cidade sob a falsa identidade de Geraldo Dantas da Silva (Dantas).

Hélio Camilo, que levava uma vida aparentemente normal em Ubaitaba, com emprego estável, família e presença ativa nas redes sociais, foi surpreendido pelas autoridades. Atualmente, o Professor Dantas era diretor do Colégio Octacílio. Nas buscas, os policiais encontraram documentos originais que confirmaram sua verdadeira identidade. Após sua prisão, Hélio Camilo foi conduzido à sede da 7ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (COORPIN) em Ilhéus, onde foram registrados os mandados de prisão e lavrado o auto de prisão em flagrante pelo uso de documentos falsos e falsa identidade.

Um dos mandados de prisão contra Hélio Camilo, emitido pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), refere-se a um homicídio qualificado. As diligências em campo contaram com a participação de equipes do SI e da 1ª Delegacia Territorial (DT) da 7ª COORPIN, do SI da 6ª COORPIN, e do CATI SUL. A operação foi considerada um sucesso, evidenciando a eficácia da cooperação entre as forças policiais na captura de criminosos perigosos. *Com as informações da Polícia Civil da Bahia no (Grita Ubatã.com.br)

Polícia Civil investiga se mulher morreu envenenada ao comer quiabo em marmita na Bahia

Foto: Reprodução/Redes Sociais

A Polícia Civil da Bahia investiga se uma mulher morreu envenenada após comer quiabo em uma marmita, no bairro de Paripe, em Salvador. O caso ocorreu no dia 3 de agosto e até esta segunda-feira (26), a morte de Isis Souza Lima, de 39 anos, não foi esclarecida.Por meio de nota, a PC informou que Isis chegou a dar entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Paripe e passou a madrugada no local, mas não resistiu.

Gabriel Souza, irmão da vítima, relatou para a produção da TV Bahia que familiares suspeitam que Isis tenha sido envenenada pelo ex-marido e pai dos filhos dela. No entanto, a Polícia Civil não confirma a informação.Ele contou que no dia 2 de agosto, o filho da vítima recebeu uma ligação do pai oferecendo comida típica da Bahia. Ele negou, mas mesmo assim o homem levou o alimento.

Ainda conforme o irmão de Isis, o ex-marido da mulher entregou três marmitas, mas apenas a dela tinha quiabo, pois os filhos não gostam do alimento. Após o almoço, a mulher passou um produto no cabelo e, enquanto esperava fazer efeito, começou a passar mal.Isis Souza pediu socorro para os filhos e foi levada para a UPA de Paripe. Segundo o irmão da mulher, a médica que prestou atendimento informou que se tratava de um suposto envenenamento.

De acordo com a Polícia Civil, os laudos do Departamento de Polícia Técnica (DPT) vão esclarecer se houve envenenamento e se foi provocado pela própria vítima ou causado por outra pessoa. O caso é investigado pelo Departamento Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP). *Com as informações do G1 no (Grita Ubatã.com.br)

Idoso é preso suspeito de estuprar sobrinha de 7 anos em plantação de mandioca

Crédito: Divulgação

Um idoso de 73 anos foi preso nesta terça-feira (27), suspeito de estuprar a sobrinha de 7 anos, em uma plantação de mandioca, na cidade de Riacho de Santana, no sudoeste da Bahia.Segundo informações da Polícia Civil, as investigações apontaram que o abuso ocorreu em outubro de 2022. A mãe da vítima flagrou o momento da prática criminosa.

“A genitora observou que tinha cerca de 25 minutos que a menina tinha sumido, então resolveu ir na plantação, onde escutou um barulho de conversa, momento em que presenciou a sua filha sendo abusada pelo tio”, detalhou o delegado Sandro Marco Nunes Gomes, que investiga o crime.

Mãe e filha foram ouvidas e a criança confirmou o abuso à polícia. A menina informou ainda que o suspeito disse que mataria ela e os pais, caso o crime fosse descoberto.O caso é investigado na delegacia de Riacho de Santana, onde o suspeito foi indiciado por estupro de vulnerável. Ele fez exames de corpo de delito e está à disposição da Justiça. A vítima foi encaminhada para receber assistência de uma equipe psicossocial. *Com as informações do G1 no (Grita Ubatã.com.br)

Ubatense e comerciante de Camamuzinho são vítimas de tentativa de homicídio na ponte que liga Ubatã a Gongogi na B.A-120

Foto: Garcia Jr

Uma tentativa de homicídio em uma estrada vicinal nas proximidades da ponte nova, que dá acesso ao município de Gongogi, deixou dois homens feridos na tarde desta terça-feira, 27. A tranquilidade da região foi quebrada por disparos de arma de fogo que atingiram um proprietário de oficina de motocicleta, em Camamuzinho, e um morador do Bairro Glória, em Ubatã.

A dupla trafegava pela estrada quando foi surpreendida por homens em um Fiesta preto. Sem dar chances de reação, um dos ocupantes do veículo desceu e abriu fogo contra as vítimas. Os disparos foram direcionados ao comerciante, que foi atingido no peito e no pescoço, e ao morador de Ubatã, alvejado nos membros superiores, inferiores e de raspão no pescoço.

Apesar da gravidade dos ferimentos, os dois homens estavam conscientes quando foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Eles foram rapidamente encaminhados ao Hospital César Monteiro Pirajá, mas, devido à complexidade dos ferimentos, especialmente os do comerciante, ambos foram transferidos para o Hospital de Base em Itabuna, onde seguem em atendimento.

O estado de saúde do comerciante é o que mais preocupa os médicos, dada a localização dos ferimentos. As autoridades locais, alertadas sobre o ataque, iniciaram diligências na tentativa de localizar os autores dos disparos. No entanto, até o fechamento desta matéria, nenhum suspeito havia sido detido.

A Polícia Militar continua as buscas e pede que qualquer informação que possa levar aos suspeitos seja imediatamente repassada às autoridades. A investigação está em curso, e o desfecho desse caso é esperado com grande expectativa pela população local. *Com as informações do repórter Garcia Jr no (Grita Ubatã.com.br)

segunda-feira, 26 de agosto de 2024

Projeto do Ministério da Justiça usará filmes como medidas de reintegração de presos

 Crédito: Reprodução

O Ministério da Justiça e Segurança Pública, em parceria com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, está promovendo uma mostra audiovisual do Ministério dos Direitos Humanos para os presídios brasileiros. O projeto está sendo coordenado pela Secretaria de Políticas Penais.

O projeto já está na 14° edição. Neste ano, o Ministério da Justiça propôs que a amostra também exibirá filmes prisionais. A proposta é contemplar todos os estados e o DF com filmes.

Segundo informações da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), que coordena o projeto, ao menos dois presídios por unidade da federação devem receber a mostra – uma unidade masculina e outra feminina.

“A gente decidiu fazer um edital de chamamento para criar uma metodologia que viabilizasse tanto a atividade cultural, quanto a capacitação dos servidores locais para o manejo e implementação de projetos de cultura com fins de remição”, explica a coordenadora Nacional de Trabalho da Senappen, Juciane Prado.

Sem data oficial para ser lançado, o projeto está na fase de alinhamento da metodologia a ser utilizada e de curadoria dos filmes que serão exibidos. *Com as informações do Bahia Notícias no (Grita Ubatã.com.br)

Famílias vão receber seguro de R$ 103 mil após queda de avião da Voepass

Os familiares das 62 vítimas do voo 2283 da Voepass, que caiu em Vinhedo (SP) no dia 9 de agosto, começaram a receber o seguro Reta (Responsabilidade do Explorador e Transportador Aéreo). O UOL apurou que o valor pago será de R$ 103 mil por família.Cinco famílias já receberam o seguro, que é obrigatório e semelhante ao DPVAT (Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre). Outras 36 famílias já entregaram a documentação e aguardam o pagamento. Familiares de vítimas do voo 2283 d se reuniram com representantes da empresa aérea nesta quinta-feira (22), em Cascavel (PR).

O pagamento do seguro Reta não anula o direito de futuras indenizações de "responsabilidade" (como danos morais e materiais). O Regulamento Brasileiro de Homologação Aeronáutica diz que todas as empresas aéreas que transportam pessoas e coisas em território nacional devem manter o seguro. Valor é pago independentemente de culpa do transportador.Cálculo do valor do seguro leva em conta a apólice do contrato de seguro celebrado entre a companhia aérea e a seguradora. É preciso que o transportador aéreo indique a seguradora contratada para que a vítima e/ou familiares possam dar início as primeiras providências.

FAMILIARES RECEBEM PERTENCES DE VÍTIMAS

Familiares receberam de volta pertences que haviam enviado ao Instituto de Criminalística de São Paulo. A entrega foi feita em um encontro fechado à imprensa em um hotel na região do Lago de Cascave. Foram pertences como escovas de cabelo e de dente, fotos, documentos pessoais e exames médicos e odontológicos.Nenhum dos familiares conversou com a imprensa, mas alguns deles informaram que assinaram termo de confidenciabilidade. Disseram ainda que receberão posteriormente algumas bagagens das vítimas, já que outras precisaram ser incineradas, como aquelas que acompanhavam os passageiros, por terem ficado com resquícios de material biológico.

Avião decolou às 11h50 de Cascavel (PR) e pousaria às 13h45. O modelo ATR 72 pertencia à Voepass Linhas Aéreas e tinha 58 passageiros e quatro tripulantes a bordo. Todos morreram.Aeronave despencou quase 4.000 metros em dois minutos. O registro de voo do Flight Radar mostra que o avião estava a 17 mil pés de altitude às 13h20 e a 4 mil pés às 13h22, quando o sinal de GPS foi perdido pela plataforma. A aeronave caiu pouco mais de 20 minutos antes de pousar.

Passageiros podem ter sido avisados. O Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt, responsável pela identificação das vítimas, afirmou na quinta-feira (15) que a preservação das mãos da maioria dos passageiros mostra que eles podem ter sido alertados sobre a queda.Casas de condomínio residencial foram atingidas após a queda. O Corpo de Bombeiros mandou sete equipes para a rua João Edueta. Em imagens gravadas por moradores da região do Distrito Industrial, é possível ver o momento em que a aeronave despenca.

Extração dos dados das caixas-pretas foi concluída na terça-feira (13). A FAB (Força Aérea Brasileira) anunciou que o Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) havia concluído a extração das informações dos dois gravadores de voo. O conteúdo foi extraído no Labdata (Laboratório de Leitura e Análise de Dados de Gravadores de Voo), em Brasília, onde é feita agora a análise dos dados.No momento, os agentes do Cenipa analisam as atividades relacionadas ao voo, o ambiente operacional e os fatores humanos. São examinados componentes, equipamentos, sistemas, infraestrutura, entre outros.

O órgão estima divulgar, em até 30 dias, o relatório preliminar com dados factuais do acidente. Versão sobre gelo acumulado na fuselagem ter causado perda de sustentação não é confirmada e nem descartada pelos investigadores. Eles dizem que o trabalho está só começando e é precoce apontar causas.Polícia Federal de Campinas vai concentrar investigação. A investigação penal sobre o acidente será conduzida pela PF em Campinas, que contará com a colaboração da Polícia Civil. A informação é do delegado Édson Geraldo de Souza, chefe da Polícia Federal na cidade, ao UOL.

O acúmulo de gelo é uma possibilidade admitida pela Voepass. Mas o sistema de degelo funcionava normalmente no momento do acidente, segundo Marcel Moura, diretor de Operações da companhia aérea. Assim como os investigadores, ele acrescentou que é precoce apontar o gelo como causa da queda.

Funcionário de lava-jato é morto a facadas durante o trabalho em Feira de Santana: polícia investiga caso

Crédito: Arquivo pessoal

Um jovem de 21 anos foi morto a facadas na tarde de sábado (24), em um posto de lavagem de veículos na cidade de Feira de Santana, a cerca de 100 km de Salvador. O local é o mesmo onde um o proprietário foi morto a tiros por um policial militar.

A vítima foi identificada como Darlon Brenderson da Silva Santos. De acordo com a Polícia Civil, ele estava em expediente quando foi esfaqueado por um colega de trabalho, que não teve nome divulgado, mas já foi identificado.O autor do ataque não foi preso. O jovem chegou a ser socorrida para o Hospital Geral Clériston Andrade, mas não resistiu aos ferimentos.

Ainda não se sabe o que motivou a ação criminosa. Conforme a polícia, o caso é investigado pela Delegacia de Homicídios local, que realiza diligências para localizar o suspeito. *Com as informações do G1 no (Grita Ubatã.com.br)

domingo, 25 de agosto de 2024

BARRA DO ROCHA: Dupla armada invade casa e mata morador a tiros

Foto: Redes Sociaias

Um homem de 46 anos, morador da Avenida Roque Costa, na cidade de Barra do Rocha, foi morto a tiros após sua residência ser invadida por uma dupla armada por volta da meia-noite. A vítima foi identificada como Jhon Helen Silva Passos. 

Os criminosos fugiram em seguida. A autoria e motivação do crime serão investigados pela Polícia Civil. O Departamento de Polícia Técnica foi acionado para realizar a perícia no local e encaminhar o corpo ao IML. *Com as informações do Giro Ipiaú no (Grita Ubatã.com.br)

Servidor público morre após carro bater em árvore no norte da Bahia

 Crédito: PRE/Redes Sociais

Um servidor público de Juazeiro, no norte da Bahia, morreu após perder o controle do carro que dirigia e bater contra uma árvore. O caso ocorreu na noite de quinta-feira (22), na BA-120.

O motorista foi identificado como Marcel Campelo Dias da Silva, de 43 anos. Ele era lotado na Agência de Desenvolvimento, Agricultura e Pecuária (ADEAP) do município. Segundo a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), a vítima estava em um veículo oficial quando se envolveu na colisão, por volta das 19h.

A PRE detalhou que a situação aconteceu no km 360, sentido ao município de Curaçá, próximo ao acesso do povoado de São José. Marcel saiu da pista, adentrou uma área de vegetação às margens da rodovia e atingiu o tronco da árvore. Ele morreu na hora.

Em nota, a Prefeitura de Juazeiro informou que o funcionário havia se deslocado até os distritos de Maniçoba e Itamotinga, na zona rural, para levar correspondências. Ele retornava para a cidade no momento em que sofreu o acidente. A gestão lamentou a perda e manifestou pesar aos familiares e amigos da vítima.

O corpo de Marcel foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) do município e está sendo velado nesta sexta-feira (23). O sepultamento está previsto para as 17h, no Cemitério Central de Juazeiro. *Com as informações do G1 no (Grita Ubatã.com.br)

quinta-feira, 22 de agosto de 2024

Voepass deixará de operar voos para nove destinos até outubro


A empresa aérea Voepass informou nesta terça-feira (20) que irá deixar de operar voos diários para nove destinos até o dia 26 de outubro. Em nota, a companhia disse que a medida é uma readequação das operações após a queda do turboélice ATR 72-500, que fazia o voo 2283 e que caiu em Vinhedo (SP), no último dia 9 deste mês. O acidente matou as 62 pessoas a bordo.A empresa já havia noticiado que iria suspender a venda de passagens para alguns destinos.Segundo a Voepass, desde o dia 9, já foram interrompidos os voos com destino a Fortaleza, Belo Horizonte e Porto Seguro (BA). A partir do dia 26 de agosto, deixarão de operar as rotas para Salvador, Natal e Mossoró (RN), e em 2 de setembro, para São José do Rio Preto (SP), Cascavel (PR) e Rio Verde (GO).

“Com uma aeronave a menos em sua frota, a Voepass Linhas Aéreas informa que foi necessário realizar uma readequação em sua malha. A medida objetiva garantir uma melhora significativa na experiência dos passageiros, minimizando eventuais atrasos e cancelamentos”, informa a nota divulgada pela Voepass.Segundo a empresa, os passageiros que compraram bilhetes dos voos cancelados serão “tratados conforme a base a Resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac)”, que trata das condições para transporte de passageiros.

Em caso de atrasos, cancelamentos e interrupção do serviço de transporte aéreo, a Anac orienta os passageiros afetados a contatarem a companhia aérea responsável pelo voo. A empresa aérea deve cumprir os dispositivos previstos na Resolução nº 400, de 13 de dezembro de 2016.Segundo a resolução, em caso de interrupção do serviço, a companhia deve oferecer “as alternativas de reacomodação, reembolso e execução do serviço por outra modalidade de transporte, devendo a escolha ser do passageiro”, Rio de Janeiro, onde ficará à disposição da Justiça.

Suspeitos de matar mãe e filha são presos na Bahia; jovem foi assassinada durante velório

Crédito: Divulgação SSP/BA

Os suspeitos de matar mãe, filha e um vizinho delas em Senhor do Bonfim, no norte da Bahia, foram presos na quarta-feira (21). Os mandados de prisão e busca e apreensão foram cumpridos contra executores e mandante dos crimes no município e no Complexo Penitenciário de Juazeiro, também na região norte.

As vítimas são Adriana Maria da Silva, de 41 anos, Érica Tâmara Silva Lima, 24, e Alberto Vieira dos Santos, 63. A primeira foi assassinada a tiros em 25 de julho. No dia seguinte, enquanto velava o corpo da mãe, Érica também foi morta da mesma forma.Na ocasião, Alberto e outro homem também foram baleados. O idoso não resistiu aos ferimentos e morreu quatro dias depois.

Segundo a Polícia Civil, a investigação aponta para a ligação com o tráfico de drogas como motivação dos homicídios, conforme explicou o delegado Atílio Dias da Silva Tércio, titular da 19º Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin). Agentes da corporação foram os responsáveis pelo cumprimento dos mandados por meio da Delegacia Territorial de Senhor do Bonfim.

“O mandante e um dos executores já estavam presos por outros delitos. Além deles, outros dois envolvidos foram localizados durante a operação de hoje. Os alvos, que são investigados pelos crimes de tráfico de drogas e outros assassinatos na região, estão à disposição da Justiça”, informou o delegado. De acordo com ele, os celulares foram apreendidos e vão passar por perícia. *Com as informações do G1 no (Grita Ubatã.com.br)

quarta-feira, 21 de agosto de 2024

Homem é executado com 13 tiros após ser flagrado com a mulher de traficante na cama

print do video

Um vídeo perturbador, que viralizou nas redes sociais nesta quinta-feira (15), mostra o momento em que um homem é brutalmente executado com 13 tiros após ser flagrado na cama com a mulher de um traficante. A vítima, sem roupas, foi alvejada enquanto ainda abraçava a mulher, que supostamente o traiu.

O crime

De acordo com informações preliminares, o traficante foi alertado de que sua companheira havia sido vista entrando na casa de outro homem. Movido pelo ciúme e armado, ele foi até o local acompanhado de um comparsa. Ao chegar, o traficante se deparou com a cena de traição e, em um ato de extrema violência, descarregou a arma contra o homem.

Repercussão

O vídeo, que rapidamente se espalhou pela internet, chocou os espectadores pela brutalidade e frieza com que o crime foi cometido. A execução reflete a violência exacerbada nas relações controladas por figuras ligadas ao tráfico de drogas, onde a justiça é frequentemente feita pelas próprias mãos, ignorando qualquer intervenção das autoridades legais.

Acusado de envolvimento em chacina com seis mortes na Bahia é preso no Rio de Janeiro

Foto: reprodução

Um homem acusado de envolvimento na chacina que deixou seis pessoas mortas em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador, em maio de 2019, foi preso nesta terça-feira (20). O homem estava foragido e foi localizado na cidade de Volta Redonda, no estado do Rio de Janeiro.

Eduardo Santos da Silva foi condenado a 65 anos de prisão no dia 11 de julho deste ano pela morte de cinco pessoas no ataque, que ficou conhecido como "Chacina de Portão". Dois adolescentes, de 12 e 15 anos, estão entre as vítimas, e uma tia deles também foi morta.

O homem foi localizado nesta terça, no bairro Vila Brasília. Houve um confronto com policiais militares e ele foi atingido pelos disparos. Eduardo foi encaminhado para uma unidade de saúde, onde está internado sob custódia. Não há detalhes sobre o estado de saúde dele.

Após receber alta médica, o homem será encaminhado para o sistema penitenciário do Rio de Janeiro, onde permanecerá à disposição da Justiça.Antes da condenação a 65 anos de reclusão, Eduardo já havia sido condenado a 14 anos de prisão por outro homicídio, praticado no mesmo episódio. Somadas, as penas alcançam 79 anos de prisão.

Entre as vítimas da chacina, estavam:

  • Dois adolescentes, de 12 anos e 15 anos;
  • Dois jovens de 19 e 23 anos;
  • Além de duas pessoas, de 35 e 36 anos.

Segundo o promotor de Justiça Márcio Bellazzi de Oliveira, todos os seis homicídios foram cometidos pelo grupo de criminoso que Eduardo fazia parte.As vítimas estavam na porta da casa onde moravam ou caminhavam pelo bairro quando foram atingidas pelos tiros. Segundo o Ministério Público da Bahia (MP-BA), nenhuma delas tinha envolvimento com crimes.

O promotor de Justiça explicou que, no dia do ocorrido, Eduardo e os comparsas "desencadearam uma verdadeira onda de terror na comunidade de Portão”.Conforme o órgão, atendendo ao comando do líder do grupo, que estava preso, Eduardo e mais quatro homens (dois deles adolescentes) cometeram o crime para afirmar o “poderio” do grupo criminoso na localidade que seria dominada por uma outra facção.

Um dos homens envolvidos na ação criminosa, Paulo Robson Carvalho Santos, morreu em 2020. Três deles morreram em confronto com policiais militares. Outros dois, Cláudio de Jesus Soares (que ordenou a ação) e Mateus Santos de Jesus, foram condenados e estão presos. *Com as informações do g1 no (Grita Ubatã.com.br)

Juiz Eleitoral proíbe uso de fogos e paredões de som nas campanhas em Ubatã, Barra do Rocha e Ibirapitanga

Foto: un

Nesta quarta-feira (21), o Juiz Eleitoral da 134ª Zona Eleitoral, Dr. Carlos Eduardo da Silva Camillo, emitiu uma portaria que proíbe o uso de fogos de artifício e equipamentos sonoros conhecidos como “paredões de som” durante o período eleitoral nos municípios de Ubatã, Barra do Rocha e Ibirapitanga. A medida, oficializada através da Portaria nº 5, tem como objetivo assegurar o respeito à legislação eleitoral e garantir a tranquilidade pública, evitando perturbações que possam comprometer o processo eleitoral.

A decisão do magistrado está fundamentada em diversos dispositivos legais, incluindo a Constituição Federal, a Lei nº 9.504 de 30 de setembro de 1997, que regulamenta as eleições, e a Resolução nº 23.610 de 18 de dezembro de 2019 do Tribunal Superior Eleitoral. Dr. Carlos Eduardo destacou a importância de manter o sossego público durante o período eleitoral e reforçou que a proibição abrange qualquer artefato pirotécnico que possa causar incômodo, bem como o uso de equipamentos sonoros em volume elevado.

De acordo com a portaria, estão proibidos o uso de fogos de artifício, foguetes, bombas, rojões, e qualquer outro artefato pirotécnico em eventos de campanha, como carreatas, comícios ou quaisquer outras manifestações eleitorais. Além disso, o uso de “paredões de som” ou qualquer equipamento sonoro que possa causar incômodo à população ou violar os limites de decibéis estabelecidos pela legislação também está vedado.O juiz foi categórico ao afirmar que o descumprimento dessas normas resultará em sanções severas, que incluem a aplicação de multas, apreensão de equipamentos e a responsabilização dos candidatos ou partidos políticos envolvidos.

A fiscalização do cumprimento dessa portaria será realizada em conjunto pelas autoridades policiais e fiscais eleitorais, que deverão adotar todas as medidas necessárias para garantir o respeito às normas estabelecidas. Dr. Carlos Eduardo também ressaltou que a portaria entrará em vigor imediatamente, e que sua ampla divulgação é essencial para que todos os candidatos, partidos políticos, coligações e a população em geral estejam cientes das novas regras.

A portaria do Juiz Eleitoral da 134ª Zona Eleitoral representa um passo decisivo para assegurar que o processo eleitoral ocorra de forma pacífica e ordenada. Ao proibir o uso de fogos de artifício e paredões de som, o magistrado garante que o respeito ao sossego público seja mantido, reforçando o compromisso com uma campanha limpa e dentro dos parâmetros legais.Por ora, a ação também sinaliza que a Justiça Eleitoral está atenta e disposta a aplicar rigorosamente as leis para garantir um ambiente eleitoral seguro e tranquilo para todos.*Com as informações do repórter Garcia Jr no (Grita Ubatã.com.br)

Colisão de veículos entre Gandu e Itamari deixa um morto e quatro feridos

 Crédito: PRE

Uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas em um grave acidente ocorrido na noite de segunda-feira, 19, na BA-549, próximo a Fazenda Brasília II, entre Gandu e Itamari. De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual, dois carros colidiram frontalmente.

O condutor do automóvel modelo Gol, identificado como Alailson Silva Costa, idade não informada, morreu no local. No outro carro, um Fiat Punto, estavam quatro ocupantes, que sofreram ferimentos e foram levados ao Hospital de Gandu. Não há informações sobre o estado de saúde das vítimas. *Com as informações do Giro Ipiaú no (Grita Ubatã.com.br)

Mulher que matou amiga para roubar bebê na Bahia é presa em SC

Crédito: Polícia Civil

A mulher suspeita de matar a amiga para sequestrar o filho dela em Eunápolis, no sul baiano, foi presa nesta terça-feira (20) em outro estado. A Polícia Civil a localizou saindo de um salão de beleza em Blumenau, em Santa Catarina.

A detenção faz parte de um cumprimento de prisão preventiva que teve parceria com a corporação baiana. A mulher também foi condenada a oito anos por tráfico de drogas e associação para o tráfico, segundo o delegado Ronnie Esteves. A identidade da envolvida não foi divulgada.

Ela ainda é investigada pelo homicídio de Silvia Letícia Araújo Pacheco, em 2020. Segundo o delegado Bernardo Marques Pacheco, a suspeita matou a própria amiga dentro de casa e roubou o filho dela. *Com as informações do G1 no (Grita Ubatã.com.br)

Caso Sara Freitas: suspeitos de matarem cantora gospel vão a júri popular

Foto; Reprodução

Os quatro homens apontados como suspeitos da morte da cantora gospel Sara Freitas irão a júri popular. A decisão foi publicada na última segunda-feira (19) pela Vara Criminal de Dias D’Ávila acatando a denúncia do Ministério Público Estadual (MP-BA) contra Ederlan Santos Mariano, Weslen Pablo Correia de Jesus, conhecido como Bispo Zadoque, Gideão Duarte de Lima e Victor Gabriel Oliveira Neves.

Ainda não há data prevista para o julgamento. O quarteto será indiciado pelos crimes de feminicídio, cometido por motivo torpe, meio cruel e impossibilidade de defesa da vítima, ocultação de cadáver e associação criminosa. A defesa também pediu para que os acusados respondessem o processo em liberdade, o que foi negado pela justiça.

Foto: Reprodução/Redes Sociais

O processo corre em segredo de justiça. As informações foram passadas para o Correio por Rogério Matos, advogado criminalista que representa a família da vítima no processo. Ainda cabe recurso da decisão.

A cantora gospel e pastora Sara Freitas desapareceu no dia 24 de outubro, após sair de casa, no bairro de Valéria, em Salvador, para um evento religioso que ocorreria em Dias D’Ávila. Na ocasião, o então marido dela, Ederlan Mariano, denunciou o desaparecimento. *Ler mais no Correio 24h.

Mulher de 37 anos é morta a tiros após ter casa invadida por homens armados no sul da Bahia

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Uma mulher de 37 anos foi morta a tiros após ter a casa que morava invadida por três homens armados na cidade de Coaraci, no sul da Bahia.O crime aconteceu na terça-feira (20), no bairro Jardim Cajueiro. Segundo informações da Polícia Civil, a vítima foi identificada como Marciely Sousa de Aquino.

De acordo com a polícia, os vizinhos contaram que viram os suspeitos entrarem e saírem no local. Durante o período em que o trio estava no imóvel, escutaram barulho de tiros. O caso é investigado na delegacia da cidade, que apura a autoria e motivação do crime. *Com as informações do G1 no (Grita Ubatã.com.br)

segunda-feira, 19 de agosto de 2024

TRAGÉDIA NA BA 414: Casal morre em colisão de motocicleta com Fiat Toro

Casal morre em colisão de motocicleta com Fiat Toro

Na noite de domingo (18), um trágico acidente na rodovia BA 414, próximo ao povoado Ipiraí, em Capela do Alto Alegre, resultou na morte de Joseval Oliveira Silva Santos, 38 anos, e sua namorada, Lisiane Silva, 21. O casal viajava em uma motocicleta que foi atingida por um Fiat Toro, causando a morte instantânea de ambos.

O acidente ocorreu durante um comício do candidato a prefeito Iraesto Moreira, que cancelou o evento após a notícia. Outro candidato, Luís Romeu, também suspendeu seu comício no povoado Conceição. A Polícia Técnica investigará as causas do acidente.*Com as informações do repórter, Jackson Cristiano no (Grita Ubatã.com.br)

Jitaúna: Criança e jovem ficam feridos após serem atacados por ex-presidiário armado com facão

Cidade de Jitaúna

Um ex-presidiário atacou uma criança de 11 anos e um jovem com um facão na rua Primavera, na cidade de Jitaúna. O caso foi registrado no último sábado (17). Visivelmente transtornado, o homem ameaçava populares quando, desferiu um golpe na cabeça da criança. Um rapaz que se aproximou para tentar interromper a agressão também foi ferido, sendo atingido na face pelo agressor.

As vítimas foram socorridas e encaminhadas ao hospital local, onde receberam atendimento médico. Após serem suturadas, ambas foram liberadas pelo plantonista.

A Polícia Militar e a Guarda Civil foram acionadas e realizaram rondas na região em busca do agressor, mas até o momento ele não foi localizado. O jovem e a pessoa responsável pela criança foram orientados a registrar um boletim de ocorrência na Polícia Judiciária para que as medidas cabíveis sejam tomadas.

Acusado de homicídio em Goiás é preso pelo PETO no distrito do Japumirim

Foto: Giro em Ipiaú

Um homem de 24 anos, suspeito de homicídio na cidade de Corumbá, no Estado de Goiás, foi preso na tarde deste sábado, 17, no Mercado Municipal do distrito do Japumirim, município de Itagibá. A prisão foi realizada pela Guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO) da 55ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), após um trabalho conjunto entre as forças de segurança dos dois estados.

A captura do suspeito ocorreu após o 37º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Goiás entrar em contato com a 55ª CIPM de Ipiaú, informando que o foragido poderia estar escondido na região.

Com base nessa informação, o Serviço de Inteligência da 55ª CIPM iniciou um levantamento detalhado, que resultou na localização exata do suspeito e cumprimento do Mandado de Prisão Temporária. 

Ele foi imediatamente apresentado à delegacia de plantão, onde serão tomadas as providências cabíveis para seu encaminhamento à Justiça. Com as informações do Giro Ipiaú no (Grita Ubatã.com.br)

Criança de 5 anos é encontrada morta com sinais de agressão na cabeça na Bahia

Foto: Reprodução/G1

Uma criança de cinco anos foi encontrada morta com sinais de agressões na cabeça, no sábado (17), no distrito de Quixaba, na cidade de Sento Sé, no norte da Bahia. Um homem foi preso em flagrante suspeito do crime.

De acordo com informações da Polícia Civil, a vítima foi identificada como Gabriel Martins. Ainda não há informações sobre a motivação do homicídio.

Segundo relato de testemunhas, a criança sumiu no sábado pela manhã. Ele foi encontrado morto, por moradores, horas depois.

O Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionado para realizar perícia e encaminhar o corpo da criança para o Instituto Médico Legal (IML), onde deve passar por necropsia. O caso é investigado pela Delegacia de Sento Sé. *Com as informações do G1 no (Grita Ubatã.com.br)

Jovem de 18 anos morre após sofrer queda de motocicleta na zona rural de Dário Meira

Crédito: Redes Sociais

Uma jovem de 18 anos morreu após cair de uma moto na zona rural de Dário Meira. O acidente foi registrado na tarde de domingo, 18, na localidade conhecida como Lagoão. Mariana Fernandes Santana estava na garupa da motocicleta conduzida pelo seu companheiro Cleison Pereira. Após cair do veículo ela bateu a cabeça no chão e começou a sangrar pelo nariz.

A jovem foi socorrida por uma ambulância até o hospital de Dário Meira e em seguida encaminhada por uma equipe do Samu para o Hospital Geral de Ipiaú e logo após dar entrada, devido a gravidade do estado de saúde da paciente, Fernanda foi transferida para o Hospital Geral Prado Valadares, em Jequié, mas acabou não resistindo e falecendo.

O companheiro da jovem contou à Polícia Militar que os dois retornavam da região do Lagoão para o distrito de Planalto Iris, quando houve uma discussão entre o casal. Cleison afirmou que no intuito de apaziguar a situação resolveu retornar para a casa dos pais de Mariana, quando a mesma teria se jogado da motocicleta. Os dois não usavam capacetes. *Com as informações do Giro Ipiaú no (Grita Ubatã.com.br)

Casal é encontrado morto dentro de apartamento em Vitória da Conquista

Foto: Redes Sociais

Um casal foi encontrado morto, com marcas de tiros, em um apartamento, dentro de um condomínio na cidade de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. Os corpos foram encontrados no domingo (18).Segundo o G1, moradores do condomínio, localizado no bairro Boa Vista, acionaram a Polícia Civil após ouvirem barulhos de tiros. Ao chegaram no local, Lycia Amorim Lima, de 39 anos, e Juan Ramos Mota, de 27, foram encontrados sem vida.

Ainda de acordo com o G1, a polícia informou que o crime é investigado inicialmente como feminicídio seguido de suicídio. A perícia inicial apontou que Juan Ramos matou Lycia Amorim e depois tirou a própria vida.No apartamento, os policiais encontraram o revólver usado no crime, grande quantidade de substância que pode ser maconha e cocaína, embalagens, um simulacro de pistola, uma máquina de cartão de crédito e munições.

Lycia Amorim era administradora, analista de Relações Humanas (RH), técnica de enfermagem e maquiadora. Já Juan Ramos tinha diversas passagens na polícia por tráfico e porte ilegal de armas.O crime será investigado na delegacia de Vitória da Conquista. Equipes do Departamento de Polícia Técnica (DPT) foram acionadas para realizar as remoções e perícias. Os laudos irão complementar as apurações. *Com as informações do blog Toda Bahia no (Grita Ubatã.com.br)

sábado, 17 de agosto de 2024

Carro com duas pessoas capota na estrada que liga Ipiaú a Ibirataia

Foto: Giro Ipiaú
Um carro modelo fiesta, ocupado pelo condutor e um passageiro, capotou por volta do meio-dia deste sábado, 17, na Curva da Garganta, no trecho da BA-650, entre Ipiaú e Ibirataia. Uma testemunha informou ao GIRO, que viu o veículo sair da pista e capotar duas vezes numa área de vegetação. 

As vítimas são de Ibirataia. Apenas um dos ocupantes apresentava escoriações e se queixava de dores na região da clavícula. Ele foi socorrido por populares para o hospital de Ibirataia. O carro ocupado pela dupla era emprestado. 

O local do acidente registrado neste sábado, é o mesmo onde há poucos dias um idoso de 72 anos e um jovem de 25 morreram após o carro em que eles estavam ser atingido por uma caçamba.*Com as informações do Giro Ipiaú no (Grita Ubatã.com.br)

Médica de 26 anos morre de mal súbito enquanto corria em academia em Belo Horizonte

Foto: Reproduão

Uma médica de 26 anos, Luciana Xavier, faleceu na última terça-feira (13) após sofrer um mal súbito enquanto corria em uma esteira em uma academia em Belo Horizonte, Minas Gerais.A jovem caiu e perdeu a consciência durante o exercício, sendo imediatamente socorrida por outros alunos, que acionaram o serviço de emergência e a Polícia Militar. Luciana foi encaminhada ao hospital ainda inconsciente, mas, infelizmente, não resistiu.

O corpo da médica foi submetido a exames no Instituto Médico Legal (IML) para determinar a causa da morte. O sepultamento ocorreu na quarta-feira (14). Luciana era residente em oftalmologia na Santa Casa de Belo Horizonte.

Em nota, o Conselho Brasileiro de Oftalmologia lamentou profundamente a perda. “Nossos sinceros sentimentos a toda família e amigos pela perda precoce. A gentileza, amabilidade e dedicação da Dra. Luciana permanecerão vivos na memória de todos”, expressou a instituição.

Senado aprova pensão vitalícia para crianças vítimas do Zika Vírus

Foto: Reprodução

O Senado aprovou o projeto de lei que concede indenização por dano moral e pensão especial a vítimas do Zika Vírus. A proposta, apresentada pela então deputada federal e senadora Mara Gabrilli (PSD-SP), prevê o pagamento de R$ 50 mil, isentos de Imposto de Renda, para ressarcir às famílias.

A matéria, que contou com relatoria do senador Rodrigo Cunha (Podemos-AL), foi aprovada na quarta-feira, 18, e deve alcançar quase 1,8 mil famílias. Para o pessedista, a medida representa uma demonstração da atenção que o Congresso Nacional pode oferecer à população portadora de deficiências.“O projeto busca uma justiça social e humana para as mães de crianças afetadas pelo Zika vírus”, disse o parlamentar.

Além da indenização, a proposição também conta com pensão especial mensal e vitalícia equivalente ao teto do Regime Geral de Previdência Social (RGPS), atualmente em R$ 7.786,02.
Com as mudanças feitas no Senado, a matéria volta para apreciação da Câmara dos Deputados. Caso seja aprovada, ela segue para o aval do presidente Lula (PT). *Com as informações do Jornal A Tarde no (Grita Ubatã.com.br)

É NOTÍCIA VOCÊ SÓ VER AQUI

CAMAMUZINHO FUTSAL CLUBE É CAMPEÃO DA DECIMA QUARTA COPA DOS (JOGOS DA AMIZADE) EM IBIRAPITANGA

 O Camamuzinho Futsal Clube, representando a cidade de Ubatã, conquistou o título da décima quarta etapa dos Jogos da Amizade em Ibirapitang...