Segundo fontes ouvidas pelo portal Bahia Econômica, o estudo está em andamento e o projeto do trem de passageiros ligando Salvador-Feira, que será o primeiro a ficar pronto, deverá ser entregue nos primeiros meses de 2025. Está previsto a realização de audiências públicas
A CCR, concessionária do Sistema Metroviário Salvador e Lauro de Freitas (SMSL), possui uma Manifestação de Interesse Público (MIP) para uma parceria público-privada (PPP) visando assumir a obra e a operação do trecho. A estimativa é que o sistema atenda cerca de 4 milhões de pessoas, incluindo moradores de Salvador, Feira de Santana e cidades próximas.
A estimativa é que a construção do sistema custe cerca de R$ 2,6 bilhões, com um custo operacional anual de R$ 280 milhões. Com uma ligação ferroviária, o tempo de viagem, que atualmente dura cerca de uma hora e meia, poderia ser reduzido para cerca de 40 minutos por meio de um trem expresso.
O trajeto também pode beneficiar cidades como Santo Amaro, Candeias e Simões Filho, além de uma estação adicional na BR-101, já no território de Feira de Santana. A ligação possui potencial de integração com algumas das principais rodovias do país, já que Feira de Santana é cortada pela BR-101, BR-116 e BR-324.

Nenhum comentário:
Postar um comentário