A unidade localizada no centro da cidade, fundos do Colégio Estadual de Ipiaú, será devidamente preservada e possibilitará a realização de pesquisas cientificas, desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental , assim como de turismo ecológico e lazer recreativo sustentável.Criado no inicio da década de 1960 pelo prefeito Euclides Neto, o Horto Florestal de Ipiaú tinha como principal função a produção de mudas de árvores destinadas a projetos de reflorestamento e arborização urbana.
Árvores da espécie Pau Brasil que embelezam a Esplanada do Ministério, em Brasília, foram originárias desse horto que ao longo do tempo sofreu sucessivas agressões e invasões voltadas a empreendimentos da construção civil. Houve conivência por parte das administrações que sucederam à gestão de Euclides Neto.Agora, entretanto, nesta gestão da prefeita Maria das Graças a providência necessária foi adotada e o espaço voltará a cumprir sua função social , com ampliação de objetivos.
Dentre outras ações adotadas pela Prefeitura, através das secretárias de Agricultura e meio Ambiente e de Desenvolvimento Urbano, constam a retirada de grande quantidade de lixo inorgânico que ali foi depositado pelos moradores da vizinhança e a fixação de uma placa com as devidas recomendações a serem adotadas no local.
O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Poleandro Silva, adiantou que está buscando parcerias junto ao Governo do Estado e empresas privadas para estabelecer futuras parcerias em favor do desenvolvimento de tão importante projeto. Vale a pena lembrar que cuidar é a melhor forma de preservar. * Informações do Giro e José Américo Castro no (Grita Ubatã.com.br)

Nenhum comentário:
Postar um comentário