Nesse estudo feito, o Vale do Jiquiriçá pode ser beneficiado, a Dom Cabral disse ao governo da Bahia que é extremamente necessário um modal ligando Jequié ao porto de Salvador.
No documento foram apresentadas algumas possibilidades, entre elas reconstruir a Ferrovia Centro Atlântica – FCA com uma nova bitola, fazer uma ligação Jequié – Itatim, ou reconstruir o traçado pelo recôncavo.
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| Reprodução Sob Trilhos da nova-rede-ferroviária-da-Bahia. |
A primeira possibilidade, parece custar muito caro, a segunda esbarra em questões geográficas, sendo a Serra do Mutum em Jaguaquara o maior desafio, e o traço ainda será maior 27Km. A terceira proposta apresenta a maior viabilidade técnica, economia e financeira, a informação foi confirmada pelo Mídia Bahia junto a técnicos que avaliam o estudo.
Ferrovia pode ser pensada como projeto alternativo a FCAA ferrovia ligando Jequié – Salvador, se iniciaria na altura do município de Barra do Rocha onde está a FIOL (Ferrovia Oeste Leste) e possivelmente chegará em Cruz das Almas, onde o estado deve decidir se reaproveita o traçado da Centro Atlântica, ou faz um novo percurso até Feira de Santana, para posterior ligação a capital. Esta também seria uma via alternativa a FCA.
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| Reprodução Sob Trilhos da nova-rede-ferroviária-da-Bahia. |
Além de permitir o eixo de integração entre Salvador, Feira e Jequié, a projeto pode contemplar o estaleiro Enseada do Paraguaçu, em Maragogipe.
A proposta foi adicionada ao Plano Plurianual 2024-2027 e no momento está em fase de avaliação, podendo ser apresentado ao governo federal como prioridade para os próximos anos. Atualmente o transporte por trilhos responde por 20%, até 2035, esse número deve saltar para 35%.




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